As 10 maiores dúvidas sobre tapetes

Publicado: 30/11/2017

Qual é o tamanho ideal? Como deve ser feita a manutenção? Essas e outras perguntas respondidas por quem entende do assunto.

1 - Quando usar tapetes redondos?

É uma questão de gosto, mas a maioria dos especialistas reserva o modelo para halls de entrada, quartos de criança (nos quais pode ser usado deslocado) e em situações em que, por falta de metragem, não se permitem modelos retangulares ou quadrados. Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade.


 


2 - Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar? 

Não existe nada pior que tapete na proporção errada. É como aquele homem que está usando uma peça e você não sabe dizer se é uma calça curta ou uma bermuda comprida. O tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Se, por questões econômicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance 30cm para baixo do sofá. As mesas laterais seguem a regra geral. Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.

 

3 - Nas etapas da decoração, quando deve ser feita a compra do tapete? 

Na penúltima. O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeje bem a decoração antes de fazer o cheque. A compra só precede o momento de adquirir objetos e acessórios de decoração.

 

4 - Qual é a regra para a sala de jantar? 

As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete mesmo quando estiverem em uso. Para isso, reserve 70 cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete.

 

5 - É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente? 

Sim, desde que o matiz seja o mesmo. Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência.

 

6 - No quarto de casal deve ser usado um tapete inteiro ou passadeiras nas laterais da cama? 

O correto é usar um modelo inteiriço, que tenha início no criado-mudo. Também é possível confeccionar um modelo em“ U” para abranger as laterais e a frente da cama. As passadeiras são indicadas em último caso. Podem-se usá-las desde que fiquem proporcionais à frente dos criados-mudos.

 



7 - Como deve ser feita a manutenção dos tapetes de náilon, lã e fibra? 

Fuja das receitas caseiras: com elas, o prejuízo pode ser maior. Em regras gerais, use aspirador duas vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida, consulte o fabricante. E atenção: alguns tira-manchas podem danificar os fios.

 

8 - Home theater precisa de tapete? 

Além da função estética, o tapete atua como isolante acústico. Não existe home sem tapete. Os mais procurados são os modelos shaggy, mais altos e volumosos. Fique atento ao rack. Se ele não for suspenso, deixe de 10 cm a 15 cm de piso para movimentar portas e gavetas.



Fonte: 
Casa e Jardim

Voltar